16-5-2020  topo materia 1

O governador Romeu Zema recebeu nesta sexta-feira (15/5), no depósito da Defesa Civil estadual, em Belo Horizonte, a doação de R$ 8,4 milhões em produtos para ajudar no enfrentamento da pandemia do coronavírus em Minas Gerais. São cerca de 800 mil itens, como álcool 70%, produtos de higiene e insumos para populações vulneráveis, que serão distribuídos em 217 municípios nas próximas semanas. 

Durante a visita ao depósito onde estão os itens arrecadados, Zema ressaltou a união do povo mineiro e disse que toda ajuda é bem-vinda neste momento. 

“A nossa sociedade está mostrando, mais uma vez, o seu empenho no combate ao vírus e na redução dos impactos da pandemia. Quero deixar o meu agradecimento a todas as pessoas e empresas que estão se mobilizando para fazer essas doações. É um momento em que tantos perderam emprego e deixaram de ter sua renda, e esse material chegará em boa hora aos que mais precisam. Juntos, vamos conseguir passar por isso e nos tornar um povo ainda mais forte e unido”, afirmou. 

Acompanhado pelo coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual da Defesa Civil, e do tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador adjunto da Defesa Civil, o governador de Minas Gerais também destacou o papel das instituições estaduais na arrecadação e distribuição dos produtos. 

“Agradeço a todas as entidades envolvidas. Além da Defesa Civil, temos a Secretaria de Estado de Saúde, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e o Servas (Serviço Social Autônomo), que contribuem bastante na distribuição desses itens. É um trabalho sério e que realmente faz a diferença na vida dos mineiros”, disse Zema. 

Controle digital

O controle do material doado é feito por meio de sistema digital que registra desde a entrada dos itens até as suas condições, observando, por exemplo, o prazo de validade. 

“Ficamos muito atentos, principalmente em relação às cestas básicas, e não deixamos perder nada. O Governo de Minas tem feito um grande trabalho para otimizar o processo de doações, facilitando o recebimento de diversos equipamentos, insumos, serviços, materiais de ajuda humanitária e aportes financeiros que beneficiam diretamente a sociedade mineira. Todos as doações chegam até o depósito, são separadas e, após um trabalho de logística, são distribuídas para os municípios, hospitais, povos e comunidades tradicionais que precisam dessa ajuda. Os materiais são levados pelos caminhões da Defesa Civil e de empresas privadas que têm nos apoiado", explicou o coronel Rodrigo Sousa Rodrigues.


A frente de trabalho recebe tanto materiais de prevenção ao contágio pelo coronavírus, quanto arrecadações financeiras para compra de insumos e equipamentos hospitalares. Acessando o Portal MG, o interessado em realizar a doação preenche um formulário com nome e e-mail para contato. Nesse momento, já é possível inserir informações como discriminação dos itens a serem doados, valor estimado e local de retirada (em caso de bens).

Caso esses dados não sejam informados no cadastro inicial, a área responsável pelas doações no Estado irá entrar em contato com o interessado e direcionar a doação dentro do Executivo estadual.

Para doação de recursos, será emitido um Documento de Arrecadação Estadual (DAE) pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) para pagamento.

As dúvidas devem ser enviadas para o e-mail http://www.fazenda.mg.gov.br/" style="box-sizing:border-box;transition:color 1s ease 0s, background-color 0s ease 0s, border-color 0s ease 0s;background:transparent;color:rgb(255, 147, 0)">defesacivil@defesacvil.mg.gov.br.

Serviços

Além do empenho para distribuir itens necessários às comunidades mineiras, o Estado lançou novos serviços, sem ônus financeiro, para melhor atender o cidadão: a telemedicina, por meio do aplicativo Saúde Digital, que possibilita o atendimento médico à distância, e a entrega de medicamentos em casa para grupos de risco, por meio de uma parceria entre Defesa Civil, SES e a empresa 99.