WhatsApp Image 2020-07-15 at 13.20.44

O subsecretário de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais e diretor-geral do Idene, Nilson Borges, promove, nessa segunda-feira (20), às 15h, no Instagram, a Live “Projetos de Desenvolvimento: Mineração com Tecnologia 5G no Norte de Minas. Haverá participação especial da diretora de Relações Institucionais e Meio Ambiente da Sul Americana de Metais (SAM), Gizelle Andrade.

A Live de 40 minutos vai esclarecer a importância do Projeto B8 com a inclusão da tecnologia 5g para o desenvolvimento dos municípios de Padre Carvalho, Grão-Mogol, Josenópolis, Salinas e outros. No dia 8 de julho, a SAM e a gigante de tecnologia Huawei, que fabrica equipamentos de telecomunicações, assinaram Memorando de Entendimento (MOU) para desenvolver tecnologia de mineração não tripulada e aplicação de 5G no Projeto Bloco 8, que vai extrair minério de ferro na região.

Para o subsecretário e diretor-geral do Idene, Nilson Borges, será um momento de extrema importância para Minas Gerais e, especialmente para o Norte do estado, conhecer o grande projeto de mineração que será uma realidade e agora agregando a tão falada tecnologia 5G. "Com a diretora Gizelle teremos uma oportunidade fantástica de esclarecer muita coisa que as pessoas ainda desconhecem num modelo de mineração mais arrojado e moderno'', afirma. 

O Projeto Bloco 8 foi criado como símbolo de inovação, tecnologia e segurança para apresentar um minério de alto teor o que garante demanda diferenciada no mercado mundial. O produto de qualidade contribui para redução de custos na produção do aço, menor consumo de insumos e diminuição na geração de poluição atmosférica, aspectos estratégicos cada vez mais determinantes na definição de qualquer negócio dessa natureza.

Dessa forma, o Projeto Bloco 8 se alinha aos esforços da indústria mineral brasileira para gerar riquezas dentro do próprio país e atender os objetivos de inúmeros programas e planos governamentais de desenvolvimento industrial e socioeconômico para a região norte mineira.

O investimento previsto é de 2,1 bilhões de dólares e a produção estimada é de 30 milhões de toneladas de pellet feed (base úmida) por ano.

*O pellet feed é um tipo de minério com grãos bem finos (abaixo de 0,15 mm) e com alta concentração de ferro.