Nilson Borges e o cônsul da Bulgária 2

O subsecretário e diretor-geral do Idene, Nilson Borges, recebeu o cônsul da Bulgária em Minas Gerais, Renato Russeff, nessa quarta-feira (10/2), na Cidade Administrativa. Os dois conversaram sobre diversos assuntos, entre eles os programas de segurança hídrica desenvolvidos pelo Idene na sua área de abrangência.

Russef explicou que há na Bulgária uma empresa inovadora no aumento de precipitação pluviométrica. A empresa já estaria trabalhando em seis países de diversos continentes. No passado, a empresa já teria iniciado um trabalho-piloto em Januária e Janaúba, ambos na região norte. O cônsul se colocou à disposição para trazer todas as informações necessárias ao governo do Estado.

Nilson Borges disse que vê com bons olhos a possibilidade de melhorar as condições de populações que enfrentam a falta de água para consumo e produção. Contudo, ressaltou a importância de conhecer melhor como funciona essa inovação, seus benefícios e consequências. “Caso esse projeto produza resultados satisfatórios para a região, teríamos de buscar parcerias e fontes de financiamento”, ressaltou.

Abrangência do Idene

O Idene trabalha grandes projetos de desenvolvimento e tem a missão de apoiar os 258 municípios de sua área de atuação com ações voltadas para a convivência com a seca. As consequências das mudanças climáticas têm sido mais severas para o norte e nordeste do estado. Como resultado da perda de cobertura vegetal, diminuição do número de nascentes e crescente intermitência dos cursos d’água, os municípios se veem cada vez mais afetados pela escassez de recursos hídricos para a pequena produção agrícola e até mesmo para o consumo humano.