Salinas, que está situada na região norte do estado, a 640 km da capital mineira, foi palco, no último final de semana (14 a 16/07) do XX Festival Mundial da Cachaça. Conhecida como a capital nacional da cachaça artesanal, a cidade que sedia aproximadamente 50 alambiques, recebeu em torno de 40 mil visitantes para prestigiarem o evento.

O Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) marcou presença na 20ª edição do festival que foi realizada por meio da parceria entre a Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs) e a Prefeitura de Salinas. O Festival contou com programação cultural ao longo dos 3 dias de festividades que incluiu roteiros turísticos, workshop, gastronomia e muita diversão.

O Diretor-Geral do IDENE, Carlos Alexandre Gonçalves, cumpriu outras agendas no município junto a diversas autoridades, como a celebração que marcou o início da construção do novo campus da Universidade de Montes Claros (Unimontes) na cidade. Estiveram presentes na cerimônia o reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiago, o Prefeito de Salinas, Joaquim Neres “Quincas” Dias, Senador, Deputados estaduais e federais, autoridades locais, imprensa e convidados.

Em seguida, a comitiva participou da cerimônia de entrega do título de Cidadão Honorário de Salinas ao Dr. Jarbas Soares, procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, realizado pela Câmara Municipal de Salinas.

Posteriormente, toda a comitiva foi para o local onde estavam concentrados os estandes e realizaram a abertura oficial do Festival da Cachaça. O Diretor-Geral do IDENE, Carlos Alexandre Gonçalves, após a abertura, visitou e prestigiou todos os expositores, e em especial os que compuseram o estande do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (IDENE). Foi a primeira vez que a autarquia participou efetivamente do Festival, com montagem de estande próprio, proporcionando aos empreendedores locais e regionais a oportunidade de promoção e divulgação dos seus produtos, e estimulando a geração de trabalho e renda.

Para completar a agenda, foram todos visitar o Museu da Cachaça, que iconiza o produto que o denomina como bem de alta relevância para a economia e para a cultura de Salinas e da região.

Enviar para impressão