Ações do Idene levam água potável para comunidades que sofrem com a seca – IDENE
Procurar por:

Ações do Idene levam água potável para comunidades que sofrem com a seca


Em 2024 foram atendidas cerca de 20 mil famílias com a entrega de caixas d’água e tubos para canalização da água até as residências.

No Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) reafirma seu compromisso com as ações voltadas para a segurança hídrica nas duas regiões, onde a população convive com longos períodos de estiagem. Estas ações visam garantir o acesso à água de qualidade para o consumo próprio das famílias, para o uso nas lavouras e na dessedentação dos animais, fornecendo a eles água potável.

O rol de ações do Instituto inclui a implantação de sistemas de abastecimento; a doação de caixas d’água e de tubos de pvc para a canalização da água até as residências. Em 2024 foram atendidas aproximadamente 20 mil famílias com a entrega de aproximadamente 5.400 caixas d’água e de cerca de 21 mil tubos de pvc para a canalização dos sistemas de água até as residências.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Brasília de Minas, Celso Ramiro Rodrigues, considera a doação das caixas d’água uma iniciativa “excelente”, tendo em vista o déficit de água na região. “A água é um bem de primeira necessidade para todo ser vivo e nos preocupamos com as famílias, com os pequenos produtores e também com os animais que toda propriedade tem. As caixas ajudam muito porque são famílias que não tinham um reservatório e agora podem armazenar 500 litros de água para a sua lida doméstica”, diz.

Água na torneira

Isael Santos
Isael Santos

O Idene faz também a implantação de sistemas de abastecimento de água. Foi o que aconteceu com a comunidade de Teixeira 2, no município de Itinga, no médio Jequitinhonha, onde a água chegou nas torneiras das casas da comunidade há três anos, com a implantação de uma unidade do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA).

Em 2022 começou a funcionar o poço artesiano perfurado pelo Idene, junto com a canalização da água até as casas de 18 famílias da comunidade, que receberam também reservatórios de 500 litros.

Isael Soares Santos e a mãe, Maria de Fátima, foram uma das famílias beneficiadas. Ele diz que a qualidade de vida melhorou muito porque “agora tem água toda hora na torneira”.

Essa melhoria é comemorada porque antes a água chegava de caminhão-pipa, às vezes faltava e, por isso, era preciso economizar. Hoje tem água para a casa, família, horta e também para os pequenos animais, diz.

 


Kits Fotovoltaicos

Kit fotovoltaico instalado em Ibiaí
Kit fotovoltaico instalado em Ibiaí

Outra ação do Idene consiste na implantação de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA), com a perfuração de poços artesianos e a instalação de reservatórios e chafarizes para atender às comunidades. O primeiro SSAA foi implantado no ano passado na comunidade da Ponte em Ibiaí, município distante 260 km de Montes Claros, com capacidade para atender a 15 famílias. A vazão do poço é de 2 mil litros/hora e a capacidade do reservatório é de 5 mil litros. Para este ano está prevista a instalação de mais 14 destes sistemas.

O Instituto realiza também a energização de poços artesianos através da instalação de kits fotovoltaicos, que têm a função de energizar estes poços para o bombeamento da água. Em 2024 o Idene concluiu oito instalações destes kits nos municípios de Mato Verde (3), Bocaiúva (3), Ibiaí (1) e Brasília de Minas (1). Neste ano, o Idene já instalou três kits fotovoltaicos, sendo dois em Mato Verde e um em Grão Mongol.

O diretor-geral do Idene, Henrique Oliveira Carvalho, ressalta que as ações de segurança hídrica empreendidas pelo Idene reafirmam, na prática, o compromisso do Governo de Minas em viabilizar o acesso à agua para a população que sofre com a seca, de forma que possam ter uma melhora na sua qualidade de vida.