Idene instala kits fotovoltaicos nos municípios de Verdelândia e Gameleiras – IDENE
Procurar por:

Idene instala kits fotovoltaicos nos municípios de Verdelândia e Gameleiras


Economia com fim do pagamento de contas de energia permitirá que prefeitura implante horta em creche que atende a 85 crianças

O Instituto de Desenvolvimento do Norte de Nordeste de Minas Gerais (Idene) instalou em maio kits fotovoltaicos nas cidades de Verdelândia e Gameleiras. Os kits são compostos por placas solares que energizam os poços artesianos para o bombeamento da água até os reservatórios, de onde a água é disponibilizada às famílias para seu consumo, lida doméstica, cultivo das hortas e para a dessedentação dos animais.

Até então os poços funcionavam com acionamento por energia elétrica, com contas mensais pagas pelos municípios. Com a instalação dos kits as prefeituras economizam com o fim do pagamento dessas contas, uma vez que o acionamento dos poços é feito a partir da luz solar.

Em 2024 o Idene atendeu a 183 famílias em quatro municípios, com a instalação de 10 kits. Neste ano, além de Gameleiras e Verdelândia, foram instalados kits nas cidades de Grão Mogol e Várzea da Palma.

“O acesso à água é vital não só para o consumo próprio das pessoas, mas para a sua atividade econômica, como o cultivo de hortas e criação de animais. Ao viabilizar o acesso à agua por meio dos poços energizados pela energia solar, o Idene contribui para o desenvolvimento econômico das famílias, o que repercute no aumento da sua renda, que lhe permitirá uma melhoria na qualidade de vida”, argumenta o diretor-geral do Instituto, Henrique Oliveira Carvalho.

Alimentação saudável 

Em Gameleiras, município da região Nordeste de Minas, quase na divisa com a Bahia, o kit com sete placas solares foi instalado no poço artesiano que fica no terreno da Creche Elvira Antunes da Silveira, na comunidade de Brejo dos Mártires. No local são atendidas 85 crianças em período integral, com três refeições diárias.

Com a economia que o município terá com o fim do pagamento da conta de energia, o valor será revertido para o plantio de uma horta comunitária na creche, de onde sairão alimentos saudáveis para as refeições das crianças, informa José Edilson de Oliveira, conhecido na cidade como Diu, chefe de Gabinete da prefeitura Municipal. “

A última conta custou 2.200 reais. E a prefeitura tem o custo também com a compra dos alimentos para as refeições servidas na creche. Com a horta, teremos mais essa economia”, pontuou. Além da creche, o poço atende também a 50 famílias, incluindo produtores da agricultura familiar.

A assessora-chefe de Segurança Alimentar da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese) Joana Brant, argumenta que a criação da horta é um investimento estratégico na formação de hábitos alimentares saudáveis já na primeira infância. “Ao cultivar e colher seus próprios alimentos, as crianças tornam-se multiplicadoras de conhecimento, levando para casa práticas que podem transformar a alimentação de toda a família”, destaca.

Novo reservatório

Em Verdelândia, cidade do Norte de Minas, também foram instaladas sete placas solares no poço artesiano perfurado pelo Idene em 2021, na comunidade de Arapuim, que atende a 13 famílias. A diretora de Agricultura e Meio Ambiente da prefeitura municipal, Tais Rodrigues da Silva, ressalta que além da economia para o município, as placas solares vão garantir o fornecimento ininterrupto de água. “A prefeitura já planeja, inclusive, a compra de um novo reservatório, de 15 mil litros, inclusive para garantir o abastecimento à noite”, diz

 

Tais Rodrigues
Creche Elvira Antunes da Silveira
Creche Elvira Antunes da Silveira
Equipe na instalação em Verdelândia