Idene fechou o primeiro semestre com diversas entregas para a população do Norte e Nordeste de Minas – IDENE
Procurar por:

Idene fechou o primeiro semestre com diversas entregas para a população do Norte e Nordeste de Minas


Distribuição de 1,7 milhão de litros de leite, doação de 595 caixas d’água e instalação de kits fotovoltaicos em quatro municípios são alguns dos resultados

A distribuição de aproximadamente 1,7 milhão de litros de leite para cerca de 35 mil famílias em situação de vulnerabilidade econômica e nutricional foi um dos principais resultados alcançados pelo Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) no balanço de atividades do primeiro semestre de 2025.

Aline com a filha Eloá

Desse total, cerca de 1,6 milhão de litros foram distribuídos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Leite, realizado em parceria com o Governo Federal. Outros 78 mil litros foram destinados ao Programa Leite para a Primeira Infância, iniciativa do Governo de Minas voltada ao atendimento de famílias de mães solo com filhos entre dois e seis anos de idade em situação de vulnerabilidade econômica e nutricional.

Aline de Paula Lima tem 42 anos e mora em Carbonita, no Vale do Jequitinhonha. Mãe solo de Eloá, de cinco anos, ela está muito satisfeita com os três litros de leite que recebe semanalmente do programa Leite para a Primeira Infância. Ela diz que, como autônoma, nem sempre pode comprar o produto, do qual a filha gosta muito.  Com cinco anos e 14 quilos, Eloá está com o peso mínimo, quando o recomendado é de 24 quilos para a sua idade. Agora com o leite recebido do programa a situação deve mudar, acredita Aline, relatando as propriedades nutritivas do alimento. “Ela toma puro, mas uso o leite também para fazer vitamina e iogurte, assim, ela tem mais opções para consumir”, relata.

 

Acesso à água 

Pierry Menezes

O balanço semestral de atividades mostrou que o Idene viabilizou o acesso à água para diversas comunidades.  No período, o Instituto doou 595 caixas d’água e 2600 tubos para canalização da água até as residências, beneficiando moradores de 11 municípios.

A distribuição de kits fotovoltaicos integra as ações de melhoria no acesso à água, pois energizam os poços artesianos para o bombeamento da água até os reservatórios, de onde é disponibilizada às famílias. No período, foram instalados kits nos municípios de Grão Mogol, Várzea da Palma, Verdelândia e Gameleiras, beneficiando cerca de 100 famílias, além de uma creche que atende a 80 crianças.

Em Itinga, no Vale do Jequitinhonha, as 116 caixas d’água doadas estão auxiliando 54 famílias a armazenar de forma mais adequada a água que recebem do carro-pipa.  “Até então elas tinham dificuldade, pois usavam caixas menores, algumas, inclusive, em condições precárias”, relata o secretário de Planejamento do município, Pierry Augusto de Menezes.

Ajuda na lavoura 

Plantadeira doada para Coração de Jesus

O Idene repassou também três tratores, três plantadeiras e uma roçadeira para prefeituras, que administram o seu uso por pequenos produtores e agricultores familiares.

Em Santa Maria do Suaçuí, no Vale do Rio Doce, o trator chegou em fevereiro deste ano e, até junho, já tinha atendido a cerca de 100 produtores, em forma de rodízio, principalmente na compactação da silagem para alimentação do gado. O secretário de Agricultura do município, Wagner Eduardo da Silva, informa que a prefeitura trabalha agora com o cronograma para uso do trator pelos produtores entre agosto e novembro, quando será feita a aragem do solo e a semeadura. O uso do implemento trouxe economia para a prefeitura e para os produtores que, até então, dividiam os custos pelo uso do trator alugado pela prefeitura, no valor de 200 reais a hora. “Agora, os produtores pagarão somente pelo consumo do diesel ao utilizarem o trator”, argumenta Silva.

O Idene doou também 20 barracas, 130 balanças e 30 jalecos para feirantes, material que dá suporte no momento da comercialização nas feirinhas semanais. Apoio também aos pequenos e microempreendedores e artesãos, para que possam participar de exposições divulgando seus produtos e conquistar clientes, como aconteceu em maio, quando nove deles participaram da Expoleste, em Governador Valadares.

O diretor-geral do Idene, Henrique Oliveira Carvalho, avalia que os resultados do primeiro semestre são positivos no atendimento de várias demandas da população do Norte e Nordeste de Minas. “Investimos cerca de R$ 9 milhões nestes primeiros seis meses. Com essas ações, o Idene contribui para o desenvolvimento destas regiões e consequente melhoria da qualidade de vida de seus moradores”, diz.