Codanorte vai ao Idene e faz novas demandas para segurança hídrica

O subsecretário da Sede e diretor-geral do Idene, Nilson Borges, recebeu, nesta quinta-feira (14/10), o presidente do Codanorte (Consórcio de Desenvolvimento Ambiental do Norte de Minas), prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo. Ele estava acompanhado do coordenador administrativo do consórcio, João Manoel Ribeiro (ex-prefeito de Itacarambi).
O Codanorte, que representa 63 municípios, tem uma atuação destacada na região, principalmente com vários projetos, entre eles o de eliminação dos lixões. Entretanto, a segurança hídrica é um problema que afeta boa parte dos municípios, mesmo tendo vários deles recebido atendimento do Idene com poços artesianos e kits de abastecimento com reservatórios e tubos.
“Estamos trazendo a demanda de construção de barraginhas para melhorar o lençol freático na região, pois os períodos de seca severa, como essa última, dificultam a vida de todos”, disse Eduardo Rabelo. Nilson Borges pediu ao presidente do Codanorte que formalize a demanda para que a área técnica do Idene possa analisá-la e possivelmente atendê-la por meio de convênio com o consórcio. “Os recursos são poucos, mas queremos ver o que é possível atender e melhorar as condições hídricas da região”, assegurou Nilson Borges. Ele disse ainda que o Idene está trabalhando com afinco para acelerar o Projeto Hidroagrícola Jequitaí, que vai impactar positivamente mais de uma dezena de municípios e cerca de 600 mil pessoas. A responsabilidade do Idene é a gestão ambiental, social e fundiária, e as expectativas são as melhores possíveis.