Idene encerrou o ano com aumento de quase 90% no volume de itens doados para segurança hídrica, produção agrícola e de apoio à comercialização – IDENE
Procurar por:

Idene encerrou o ano com aumento de quase 90% no volume de itens doados para segurança hídrica, produção agrícola e de apoio à comercialização


Em 2025 foram doados 52 mil itens. Instituto completou neste mês 24 anos da sua fundação.

O Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) encerrou 2025 com um aumento de aproximadamente 87% no volume de itens doados para famílias, produtores e comunidades rurais e feirantes. No ano passado foram doados 52.227 mil itens, ante 27.933 registrados em 2024. Em 15 de janeiro deste ano o Instituto completou 24 anos da sua fundação, consolidando uma história que vem sendo construída junto com a população.

A lista de bens doados no ano passado inclui itens destinados à segurança hídrica (caixas d’água e tubos); à produção agrícola (tratores, roçadeiras, plantadeiras, kits irrigação e apicultura) e de apoio à comercialização (barracas, jalecos e balanças).  

Segurança hídrica  

No âmbito da segurança hídrica, para o enfrentamento da seca pelas populações que convivem com longos períodos de estiagem, foram caixas d’água e tubos de PVC para canalização até as residências. O Instituto instalou em oito municípios (Grão Mogol, Várzea da Palma, Verdelândia, Gameleiras, Novo Oriente de Minas (2), Mirabela, Francisco Dumont e Lassance)  nove kits fotovoltaicos, para a energização de poços artesianos utilizando a luz solar, beneficiando 470 famílias e 80 crianças de uma creche.

A instalação dos kits elimina os custos com a energia elétrica que até então energizava os poços. Em Lassance, a economia deverá ser de 5 mil reais, de acordo com Alisson Vinicius Soares, gestor de Convênios da Prefeitura Municipal. “Com essa economia será possível investir em mais caixas d’água e em novas redes para levar a água até a casa de mais pessoas ”, disse.

Leite para primeira Infância

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese) teve início o   programa Leite para a Primeira Infância, destinado às mães com filhos de idade entre dois e seis anos, em situação de vulnerabilidade econômica e nutricional. Em 2025 o programa atendeu a 21 mil famílias com a distribuição de 943 mil litros de leite.

Para Maria Érica Rocha, de 42 anos, mãe de Ághata, de cinco, moradora de Coração de Jesus, no Norte de Minas, receber o Leite para Primeira Infância é uma “ótima ajuda, principalmente para quem é de baixa renda e que precisa bastante”, disse.

Apoio ao pequeno empreendedor

Maelson Nunes Silva – Artista plástico

O Idene viabilizou a participação gratuita de 85 expositores, entre artesãos e microempreendedores, em nove feiras e exposições ao longo de 2025.  Números maiores que no ano passado, com seis feiras e 68 participantes. O Instituto adquire áreas nos eventos e instala gratuitamente os expositores em estandes individuais, onde podem divulgar seus produtos e realizar vendas. 

Maelson Nunes Silva é  artista plástico em Ladainha,  no Norte de Minas, e  participou do 30º Festival da Cachaça de Novo Cruzeiro. Ele elogiou a infraestrutura  e a oportunidade de negociar encomendas futuras.  

Henrique Oliveira Carvalho, diretor-geral do Idene, argumenta que o incremento das entregas neste ano reflete a seriedade do trabalho do Instituto, cada vez mais atento às demandas da população. “Nosso compromisso é levar à população do Norte e Nordeste de Minas as políticas públicas que estão contribuindo para transformar e melhorar a vida das pessoas”, disse.