Idene recebe certificado do AmbientAÇÃO

Uma das ações do programa no Instituto é a instalação de kits fotovoltaicos que utilizam a energia solar para acionar os poços artesianos
O Idene recebeu recentemente certificado emitido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) por desenvolver ações do Programa AmbientAÇÃO. O programa incentiva a apropriação dos conceitos dos 8 R’s: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Recusar, Respeitar, Responsabilizar-se, Repassar e Reciclar, por meio de ações de “Consumo Consciente” e “Gestão de Resíduos”.
O certificado foi concedido pelas diversas ações desenvolvidas pelo Instituto ao longo do ano, voltadas para a proteção e conservação ambiental. Uma das ações de destaque é a instalação em comunidades rurais de kits fotovoltaicos que utilizam a energia solar para acionar o bombeamento da água nos poços artesianos.
Energia limpa
Com os kits, as famílias deixam de pagar pela energia elétrica que, até então, era utilizada para o funcionamento dos poços. Além da economia, trata-se da utilização de uma tecnologia de geração de energia limpa e renovável, que contribui para a preservação do meio ambiente. Em 2025 o Idene instalou nove kits fotovoltaicos em oito municípios, beneficiando 470 famílias e 80 crianças de uma creche.

No âmbito do Programa Ambientação o Instituto realiza o recolhimento de lacres de alumínio que posteriormente são vendidos para empresas de reciclagem, cujo dinheiro arrecadado é utilizado para a aquisição de cadeiras de rodas. Da mesma forma, o recolhimento e a venda de tampas plásticas foram revertidos para a compra de ração para cães.
Outra ação empreendida é a coleta permanente do lixo eletrônico que é entregue por servidores. O Idene também realizou também campanha de arrecadação de agasalhos para pessoas necessitadas.
Ampliação
Para Juarez Carvalho, um dos coordenadores do Ambientação no Idene, está prevista para este ano a ampliação do programa para todas as nove regionais do Instituto no Norte e Nordeste de Minas. “Esperamos neste ano aumentar o volume do material recolhido, incluindo aqueles considerados inservíveis e obsoletos”.
Eliana Scorsulini, também coordenadora do programa no Idene, ressalta o ganho que as ações do Ambientação trazem para o meio ambiente, dando um destino correto para material que, erroneamente, poderia ser descartado de forma incorreta. “É com satisfação que recebemos o certificado e percebermos que os servidores estão se conscientizando para a importância da sua participação ativa em ações voltadas para preservação do meio ambiente”.
