Nilson Borges discute segurança hídrica com o cônsul da Bulgária em Minas Gerais

Russef explicou que há na Bulgária uma empresa inovadora no aumento de precipitação pluviométrica. A empresa já estaria trabalhando em seis países de diversos continentes. No passado, a empresa já teria iniciado um trabalho-piloto em Januária e Janaúba, ambos na região norte. O cônsul se colocou à disposição para trazer todas as informações necessárias ao governo do Estado.
Nilson Borges disse que vê com bons olhos a possibilidade de melhorar as condições de populações que enfrentam a falta de água para consumo e produção. Contudo, ressaltou a importância de conhecer melhor como funciona essa inovação, seus benefícios e consequências. “Caso esse projeto produza resultados satisfatórios para a região, teríamos de buscar parcerias e fontes de financiamento”, ressaltou.
Abrangência do Idene
O Idene trabalha grandes projetos de desenvolvimento e tem a missão de apoiar os 258 municípios de sua área de atuação com ações voltadas para a convivência com a seca. As consequências das mudanças climáticas têm sido mais severas para o norte e nordeste do estado. Como resultado da perda de cobertura vegetal, diminuição do número de nascentes e crescente intermitência dos cursos d’água, os municípios se veem cada vez mais afetados pela escassez de recursos hídricos para a pequena produção agrícola e até mesmo para o consumo humano.