1.       Quando o Idene foi criado e com qual objetivo?

O Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) é uma autarquia do Governo do Estado de Minas Gerais, criado pela Lei 14.171, de 15 de janeiro de 2002. A Lei de criação do Idene determina que o Instituto tem por finalidade promover o desenvolvimento econômico e social das regiões Norte e Nordeste do Estado.

2.       Qual o número de municípios e as regiões que integram a área de abrangência do Idene atualmente?

Atualmente 265 municípios compõem a área de abrangência do Idene.

3.       Como é a estrutura de atendimento aos municípios? Além da sede em Belo Horizonte, de que forma os municípios podem ser atendidos nas suas regiões?

Para além da sede do Idene, que se localiza no 8º andar do Prédio Gerais da Cidade Administrativa de Minas Gerais, há 09 Coordenações Regionais espalhadas pela nossa área de abrangência:

- Coordenação Regional De Jequitinhonha

- Coordenação Regional De Araçuaí

- Coordenação Regional De Teófilo Otoni

- Coordenação Regional De Governador Valadares

- Coordenação Regional De Diamantina

- Coordenação Regional De Salinas

- Coordenação Regional De Janaúba

- Coordenação Regional De Januária

- Coordenação Regional De Montes Claros

O responsável por cada coordenação e seus meios de contato podem ser encontrados neste link.

4.       Quais são os principais projetos do Idene no que diz respeito ao desafio da garantia da segurança hídrica?

O Idene trabalha constantemente para a proposta de soluções hídricas nos municípios envolvidos, principalmente por meio de ações como doações de tubos e caixas d’água, doações de poços artesianos, de Sistemas Integrados de Abastecimento de Água (SIAAs) e de Sistemas Coletivos de Abastecimento de Água (SCAAs), além de desenvolver o Projeto Hidroagrícola de Jequitaí e o Programa Água para Todos.

5.       Quais as ações do Idene para a promoção do desenvolvimento socioeconômico em seus municípios?

O Idene promove a inserção produtiva por meio de doações de barracas, balanças e jalecos a serem utilizados em feiras livres, fomenta a produção local através de doações de implementos agrícolas, e fortalece a economia local pelo apoio às feiras, ao artesanato e ao desenvolvimento de pequenos empreendedores através de sua inserção no processo de compras de diversos fornecedores.

6.       Quais são os resultados alcançados pelo Idene?

Entre 2019 e os primeiros meses de 2022, o Idene atendeu 45 municípios com a entrega de SIAAs, 55 municípios com a entrega de poços artesianos e 15 municípios com a entrega de SCAAs, além de 226 municípios com a doação de itens de segurança hídrica e desenvolvimento socioeconômico.

7.       Qual a diferença entre SIAAs e SCAAs?

Ambos SIAAs e SCAAs são sistemas de abastecimento de água, de modo que o Sistema Coletivo de Abastecimento de Água (SCAA) é disponibilizado em um local para compartilhamento das famílias e o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) disponibiliza um reservatório para cada residência, atendendo diretamente cada morador.